Quando o assunto é hidratação, nós somos especialistas. Assim como já trouxemos aqui em nosso blog algumas dicas de como manter sempre pura e saudável a água do seu purificador e também já esclarecemos qual é a quantidade exata de água que devemos beber diariamente, hoje vamos explicar por que devemos ficar atentos com a hidratação de nosso corpo durante a prática de atividades físicas.
Antes de mais nada, é importante lembrar que nosso organismo é extremamente dependente de água, ela é a maior parte do Planeta Terra com cerca de 71% e é também aproximadamente 75% da composição do nosso corpo.
Tratando-se de pessoas que mantêm uma rotina de exercícios físicos, o corpo necessita de uma atenção especial já que passa por uma série de esforços, que acelera o metabolismo, elimina as substâncias indesejadas no organismo e as substituem por novas células, que são compostas por água.
Por que a água fortalece o preparo físico?

Hidratação é fundamental na prática esportiva.
Além de desintoxicar e reestruturar células de grande utilidade à nossa saúde, a hidratação correta também mantém a temperatura do corpo, fora as funções de regular os níveis da pressão arterial e auxiliar na formação de mucosas e outras substâncias de extrema importância para o corpo humano.
Em um estudo recente feito pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, um grupo de pesquisadores descobriu que a fadiga e o cansaço podem ser gerados por conta da desidratação. Isso acontece porque, quando nos exercitamos, os nossos músculos exigem uma demanda alta de substâncias como glicose e oxigênio, e é a água a responsável por transportar esses nutrientes para os seus devidos lugares!
Por conta desta influência na construção das fibras musculares, a água interfere diretamente em cada movimento feito pelo nosso corpo, já que, quanto mais hidratado, mais rápido os nutrientes serão levados para os nossos músculos.
Rotina de treinos e o momento ideal para a hidratação

Sua rotina necessita de hidratação.
Agora que você já sabe porque é necessária uma hidratação reforçada quando se faz atividades físicas, deve-se levar em consideração que o nosso corpo precisa de tempo para que a água exerça a sua função da maneira correta, sem prejudicar nem deixar a desidratação tomar conta do organismo.
Duas horas antes de dar início ao treinamento, é necessário que o praticante da atividade física, seja ela qual for, beba de 250 a 500 mililitros de água. Não se deve fazer o uso de refrigerantes, bebidas alcoólicas ou alimentos gordurosos e pesados.
Já no momento da atividade, a cada 15 minutos, o atleta deve ingerir de 125 a 250 mililitros. Caso o período da atividade dure mais do que uma hora, alguns outros líquidos como água de coco e isotônicos podem ser uma boa opção, mas nunca antes sem consultar um especialista no assunto para saber se a sua saúde está apta para fazer o uso de determinado produto.
Depois de terminar o treinamento, repare na sua urina. Se tiver escassa e com tom amarelado é um claro sinal de desidratação. Conferir e comparar o seu peso antes e depois do treinamento é uma boa saída para calcular o quanto foi perdido. Para repor o nível de hidratação perdido, uma boa maneira é fazer o uso de bebidas com hidratos de carbono e sódio, pois são ricos em nutrientes energéticos benéficos ao organismo.